domingo, 12 de setembro de 2010

Recomendação Cultural

        
                              LAMARTINE BABO de Antunes Filho

     Prestes a completar oitenta anos, com uma carreira excepcional, considerado um dos mais importantes encenadores do Brasil, Antunes Filho agora estreia como dramaturgo. O texto homenagea o compositor carioca Lamartine Babo, famoso por suas marchinhas de carnaval na década de 30, e pelos hinos de clubes de futebol. Há sessenta anos Antunes se dedica ao teatro, e ele próprio fala à respeito dessa sua nova descoberta: " Escrevo vez por vez, quando me dá a louca. São textos rápidos: 'flap'. Armo uma peça pensando na situação, como em Lamartine Babo". Para isso, ele se inspirou no autor teatral Luigi Pirandello.
     A peça é um musical, que narra a história de uma banda cujo o hobby é cantar as músicas de Lamartine. Até que um visitante misterioso (Silveirinha) e sua doce sobrinha, chegam ao local e se dizem obsecados pelo compositor, sabendo tudo de sua vida. A chegada de ambos muda a rotina daqueles "cantores da rádio" em uma noite.
    Foram nove meses de ensaio, sendo onze atores na peça que cantam treze canções de Lamartine e tocam instrumentos como violão, piano, trompete e percussão.
    Um espetáculo belíssimo, que tem como direção de Emerson Danesi (grupo CPT), e texto de Antunes Filho. Diferente do peso das outras montagens, essa peça tem humor e leveza por ser um musical, muito bem afinado. É impecável e indiscutível a qualidade e precisão dos atores. Com uma organicidade na medida certa, irá fazer o espectador voltar nos anos 30 e 40 e reviver o tempo das marchinhas de carnaval. A peça é sútil e contagiante pela energia trocada pelos onze atores e a plateia. Vale a pena conferir essa obra de arte, que é o teatro.


                    Os onze atores do grupo CPT, Silveirinha, personagem principal, está à direita de terno preto.

        
         Lamartine Babo. De Antunes Filho. Direção de Emerson Danesi. Elenco: Marcos de Andrade, Sady Medeiros, Domingas Person, entre outros. Espaço CPT - Sesc Consolação ( Dr. Vila Nova, 245). Todas as quintas às 21:00. Até 28/10.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário