domingo, 12 de setembro de 2010

"Há sempre um copo de mar para um homem navegar"

      Esta frase, que compõe um dos versos do poema "Invenção de Orfeu", autoria de Jorge de Lima, é o título da 29ª Bienal de São Paulo. O tema da mostra trata-se da relação entre arte e política, propício para este ano de eleição. Os curadores da mostra são Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, e têm a pretenção de atingir um público de 1 milhão de visitantes. O que seria um recorde, pois o número da última Bienal realizada, não ultrapassou de 200 mil. O presidente da Fundação Bienal, Heitor Martins, relata sobre isso: "Uma das coisas que diferencia a Bienal de São Paulo das de Venesa e Kassel é que ela é a única realizada numa grande metrópole, com possibilidade de ser vista por um público amplo. Por isso quisemos fazer uma mostra cheia de obras belas, para ampliar o público da arte contemporânea."
     O espectador será convidado a seguir três viagens durante sua visita, ou seja, as obras podem ser divididas em três partes; a exploração do munda da fantasia, o encontro com os "clássicos" (os precursores da arte atual) e as novas formas de arte e política. Tendo também seis "terreiros", que são espaços de descanso e reflexão sobre as obras vistas. É um espaço para acolher o público, e ainda conta com espetáculos de teatro, dança, performance, música, palestras e projeções. Rico em conteúdo, aborda de uma forma única as diferentes linguagens artísticas, que muitas vezes se tornam híbridas em uma obra de arte.
     A mostra acontece no dia 25 de setembro, e conta com cerca de 200 obras e 150 artistas de âmbito nacional e internacional. Entre eles nomes como: Ai Weiwei (China), José Antonio Vega Macotela (México), Kiluanji Henda (Angola), Gil Vicente (Brasil), Steve McQueen ( Inglaterra), Henrique Oliveira (Brasil), Francis Alys (Bélgica), Nuno Ramos (Brasil), Pedro Barateiro (Portugal), Jennifer Allora (EUA), Apichatpong Weerasethekul (Tailândia), Isa Genzken (Alemanha), Nelson Leirner (Brasil), Flavio Carvalho (Brasil), Hélio Oiticica (Brasil), Cildo Meireles (Brasil) entre outros grandes artistas.
    O visitante encontrará pinturas, esculturas, instalações, fotográfias, vídeos, filme-instalação que serão divididas em três andares, mais o térreo. Algumas obras apresentam humor e suspenso, abordando a ficção científica.

                                                Cartaz da Bienal

    Onde:  A 29ª Bienal de São Paulo acontece no Parque do Ibirapuera, portão 3, em São Paulo. De 25/09 a 12/12. 2ª e 4ª, das 9 h às 19 h. 5ª a 6ª, das 9 h às 22h. Sáb. e dom., das 9h às 19h. Grátis.
    Se quiser saber mais entre no site: http://www.fbsp.org.br/

   Confiram!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário