segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Arte e Moda 2, por Tatiana Lunardi

Imagens poéticas, fotografia, moda, design

Ainda falando sobre moda e arte, na última edição da SPFW, a grife Maria Bonita, com sua estilista Danielle Jensen, inspirou-se nas fotografias da delicada artista Anna Mariani para desenvolver a sua coleção de verão 2011. Com cores sóbrias e leves em tons terrosos e pastéis, seus vestidos, a um relance do olhar se assemelham aos relevos e também as fachadas das casas nordestinas feitas de taipas, coloridas a tinta e cal, imperfeitas tecnicamente e perfeitas plasticamente- as platibandas (molduras que escondem os telhados).
Essas poéticas casas nordetisnas são parte da obra da fotografa Anna Mariani, composta de quase 2.000 fotos feitas por ela entre 1974 e 1995, em suas expedições pelo nordeste. Recentemente no Instituto Moreira Salles, em Higienópolis, a artista foi prestigiada expondo uma parte da sua obra, que ficou em cartaz até o dia 01 de agosto deste ano. Suas obras também fizeram parte da 19ª Bienal de São Paulo, rendendo-lhe convites para exposições internacionais.
Bailarina, fotografa, e empresária do ramo de café, hoje, aos 75 anos, Anna Mariani dedica-se a outro projeto artístico importante: o projeto Neojibá (Orquestra Juvenil da Bahia), que atende a 120 jovens, com um currículo de apresentações em Lisboa e Londres.

Anna Mariani, SPFW edição Verão/2011, foto de Milene Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário